Blog Fabrício Azor - Linux - Stremio, grátis ao PopCorn Time e a Netflix
Linux

Stremio, grátis ao PopCorn Time e a Netflix

Stremio, grátis ao PopCorn Time e a Netflix

Se você gosta de séries, filmes e vídeos de todos os tipos e não tem muita paciência para ficar baixando conteúdo e gastando o precioso espaço em disco que você tem, vai adorar conhecer essa nova plataforma de streaming que, além de tudo, é extremamente conectada e possui recursos que você não imagina, mas que certamente vão conquistar o espectador.

O Stremio funciona como uma central multimídia e faz a transmissão de seriados, filmes e outros vídeos diretamente no PC ou até mesmo em outras mídias que você queira usar, como smart TVs, smartphones, tablets e set-top boxes, como a Apple TV e o Chromecast. Além disso, você tem legendas disponibilizadas em diversas línguas que podem ser ressincronizadas na hora através das letras “G” e “H” de seu teclado.
 
Curiosamente, o software além de conter o material legendado também possui muitos filmes e séries dubladas, o que é um ponto bastante positivo para quem não gosta de ler as legendas.
 
Para usar o Stremio você vai precisar criar uma conta ou logar-se usando o Facebook, esse processo não é nada demorado, para começar você deve fazer o download do software diretamente da página oficial: strem.io
 
Para quem baixo o Stremio do Linux, basta dar dois cliques no executável "Stremio-runtime", no Ubuntu ele cria um ícone na área dos indicadores, pertinho do calendário na barra superior, clique nele e clique em "mostrar", e pronto, comece a usar.
 
Eu percebi que algumas séries, mesmo que listadas no catálogo, não puderam carregar, talvez seja pelo fato de ele usar P2P também em alguns casos.
 
Mais funcionalidades
 
Além das funcionalidades já comentadas, o Stremio consegue também importar arquivos do seu disco rígido para funcionar como um player simples (inclusive, na documentação eles dizem que usam como base para codecs e plugins o VLC), ele também é capaz de fazer Streaming para o Chromecast e para a AppleTV.
 
O Stremio também é capaz de reproduzir canais de TV por suportar plugins e Add-Ons como o Kodi, antigamente conhecido como XBMC, é um software bem completo, sem dúvidas.
 
Ele funciona como uma central multimídia que agrega o download de filmes por P2P (peer to peer) com a utilização dos serviços dos concorrentes na própria plataforma. Ou seja, é possível ter um catálogo de filmes e seriados que inclua as mídias presentes no Netflix, YouTube e até no Popcorn Time em um só lugar. Para isso, no entanto, é preciso que o usuário possua conta nos serviços e baixe os add-ons específicos.
 
Disponível de forma gratuita para Windows, Mac e Linux, ele também conta com os recursos de sintonização de canais da TV e de transmissão de vídeos por Apple TV e Chromecast, por exemplo. Há também legendas disponíveis – e que podem ser sincronizadas pelo próprio usuário – e versões dubladas de alguns filmes.
 
Outra funcionalidade interessante é a liberdade de utilizar o programa de vídeo VLC Player para reproduzir os arquivos do Stremio. Para isso, basta marcar a caixa de seleção “Play with VLC” que está no menu “Configurações”. A interface do programa é de fácil aprendizado e permite uma busca simples na biblioteca do programa que armazena a programação favorita do usuário, de acordo com os gostos pessoais expressos no Facebook e que o programa faz a leitura se houver autorização.
 
Organização inteligente
As bibliotecas são inteligentes e buscam, após a sua permissão, seus filmes e séries favoritos no Facebook para organizar melhor aquilo que você provavelmente vai querer assistir. O conteúdo baixado em seu computador também pode ser lido pelo programa e disponibilizado na janela do Strem.io.
O calendário é sistema que também utiliza as informações de suas redes sociais para mostrar de maneira organizada e clara quando estarão disponíveis os novos episódios dos seus seriados favoritos em uma interface que, assim como em todo o resto do programa, é muito bonita e bastante intuitiva.
 

 
  |  75